google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

terça-feira, 4 de abril de 2017

O que é a caxumba e oque ela Faz ao Nosso Corpo?


Em meio a surtos recentes envolvendo sobretudo os jovens, a doença infecciosa continua exigindo atenção e medidas preventivas como a vacina

Causada por um vírus, a caxumba não mostra sintomas entre 15 e 20% dos casos. Saiba como ela infecta o corpo humano e seus principais sintomas.

1. Carona na saliva

O vírus causador da caxumba – que pertence à família Paramyxoviridae – se aloja principalmente nas gotículas de saliva. Quando alguém infectado espirra ou tosse, espalha milhares deles, que entram no organismo por meio das vias aéreas, da mesma forma que acontece com o resfriado.

2. Na calada do corpo

Os vírus se instalam inicialmente na mucosa do nariz e na garganta, e lá começam a se multiplicar, espalhando-se de uma célula para outra até que acabam por cair na corrente sanguínea e partem para outras áreas do corpo. Esse é o período de incubação, que pode durar de 14 a 25 dias.

3. Destino escolhido

Os agentes infecciosos chegam, pelo sangue, até as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais, na região do pescoço. Ali, continuam seu processo acelerado de proliferação e destruição das células. Pela circulação podem viajar também para outros pontos, como ovários e testículos.

4. As retaliações

O processo de multiplicação e a consequente destruição das células locais despertam uma intensa inflamação e o acúmulo de líquidos na região. Isso gera o inchaço no pescoço típico da caxumba e dor ao engolir. A fase dura entre sete e dez dias e pode vir acompanhada de febre.
Sintomas
  • Febre baixa
  • Dor de cabeça
  • Dor muscular
  • Cansaço
  • Perda de apetite
  • Inchaço no pescoço
  • Dor ao engolir
Em meio a surtos recentes envolvendo sobretudo os jovens, a caxumba continua exigindo atenção – e informação. Isso porque há uma série de ideias equivocadas por aí, comprometendo a eficiência das medidas preventivas e até mesmo o bem-estar de quem foi acometido pelo vírus causador do problema. Saiba mais sobre o assunto:

Desce Para Os Testículos?

Sim. É menos comum, mas acontece de o vírus se instalar também nessa região. Após a puberdade, a complicação pode afetar a fertilidade.


É mais grave na vida adulta?

Sim. Nessa Fase o sistema imune, reage com mais força, o que gera sintomas intensos e requer cuidados extras.


Dá para prevenir?

Sim. Tem vacina para isso. As doses são dadas aos 12 e 15 meses, mas alguns médicos prescrevem uma segunda dose entre um ano e três meses e dois anos.


Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário