google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

MOFO PODE AGRAVAR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS


Já falamos aqui sobre dicas de como acabar como o mofo nos armários. Hoje vamos relacionar esta questão à saúde. Quem sofre com doenças respiratórias, como asma brônquica e rinite alérgica, deve ter cuidado, pois a presença do mofo em casa pode agravar a situação.
O mofo, também chamado de bolor, é uma espécie de fungo que pode ser encontrado em qualquer lugar onde a umidade e o oxigênio estejam presentes. Seu crescimento e reprodução são feitos a partir da água. Assim, lugares com umidade excessiva proporcionam condições ambientais próprias para a sua proliferação.
Estes microorganismos também podem produzir produtos tóxicos que têm um efeito prejudicial à saúde. O mofo pode, ainda, ser responsável pelo desenvolvimento de doenças de hipersensibilidade, como pneumonite ou a sinusite fúngica. Segundo a Doutora Andrea Gimenez, pneumologista e pós-graduanda pela Unifesp, sintomas não alérgicos se apresentam como irritação de mucosas ocular, dor de cabeça, náuseas, tontura, irritação de pele e fadiga.
Andrea explica que o desenvolvimento de sintomas ou doenças relacionadas à umidade e ao mofo depende de uma série de fatores, como tempo e extensão da exposição, concentração de microorganismos ambientais e imunidade específica, entre outros. “No caso de exposição ambiental a mofo, os indivíduos expostos inalam durante anos substâncias derivadas do fungo, suspensas no ar, que ao chegarem aos pulmões desencadeiam um processo inflamatório”.
Atenção: pessoas alérgicas, imunodeprimidas, com doenças pulmonares de base e crianças nos primeiros cinco anos de vida, com história familiar de asma, são as mais suscetíveis aos efeitos nocivos da umidade e da exposição ao mofo.
Como prevenir?
- Aumente a ventilação local, repare vazamentos, rachaduras, infiltrações, enfim, acabe com o excesso de umidade.
- Esteja atento à condensação produzida em banhos muito quentes ou fervuras na cozinha, pois isso ajuda a acumular umidade nas áreas mais frias.
- O vinagre é indicado para limpar as áreas afetadas.
- Evite que a mobília fique encostada na parede.
- No caso de armários embutidos, coloque placas de isopor nas paredes antes de instalá-los ou dê uma distância razoável entre a parede e o fundo do armário.
“Caso todas as medidas tenham sido tomadas, mas o mofo continue a aparecer, uma mistura de água e água sanitária, na proporção de um para um, pode resolver o problema. Deve-se lavar a parede e enxaguar com pano úmido e esperar secar”, recomenda Andrea. Nas épocas mais chuvosas ano, estes problemas tendem a agravar-se devido ao aumento da umidade relativa do ar e das chuvas, que se associam ao aumento de vazamentos de água e enchentes. Se você mora no litoral, tenha cuidado redobrado, pois a umidade relativa do ar na região é maior.
Quer mais dicas sobre como acabar com o bolor nos armários? Clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário