google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ginseng Brasileiro e Seus Benefícios


Pfaffia paniculata ou ginseng brasileiro



A Pfaffia paniculata, ou ginseng brasileiro, é usada como energético físico e mental, imunoestimulante e tônico geral. Também é indicada nos casos de diabete, icterícia, anemia, artrite, fadiga crônica, hipertensão, impotência e menopausa. 


DOSAGEM
  • Duas colheres de sopa da raiz para um litro de água.

Cozinhe por três a quatro minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, retire do fogo e deixe repousando, tampado, por 10 minutos. Coe e está pronto. Tome duas a três xícaras ao dia. 

Pesquisas recentíssimas verificam que o ácido pfáfico atua inibindo crescimento de tumores, o que pode levá-la a ser usada em cânceres.
Aconselha-se usá-la em pó da raiz na quantidade de 5 a 10 g ou por decocção da raiz (10g também) ao dia. Há cápsulas no mercado.
Origem : Regiões tropicais e substropicais. Nasce em todo o Brasil
Modo de conservar : As raízes tuberosas devem ser muito bem lavadas, em seguida fatiadase se cas ao sol, em local ventilado e sem umidade. Armazenar em vidros bem tampados, em ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar. Após a secagem, podemm ser moídas, para a transformação em pó semifino.
Principios Ativo : Vitaminas A, B2, B3, B12, C, D, E, F, ácido pfáfico, fosfosídeos, estigmasterol (hormônio), sitosterol (outro hormônio), alantoína (bom cicatrizante de feridas), fósforo, cálcio, potássio, aminoácidos, mucilagem e saponinas (foram descobertas seis, por Kamadawa, na Escola de Farmácia da Universidade de Hokuriku, Japão).
Propriedades : A pfáffia é excelente fonte de hormônios. É uma planta pouco estudada no exterior, onde é tido como usável em caso de esterilidade masculina, à semelhança do Panax ginseng (Ginseng), este sim bastante conhecido.
É chamado "ginseng" porque suas raízes são também semelhante a uma figura humana, shen, em chinês, (o Hen shen ou Ginsheng, em chinês é seu nome).
Para o povo, é droga estimulante físico e psiquicamente, apoiadora em caso de injúria (estresse), cefaléia de origem digestiva, além de ser útil em caso de depressão leve e antifadigosa.
Cicatrizante, antitóxica e analgésica e potencializadora da ação da insulina, fortalece o coração, melhorando a circulação.
Ativa a formação de glóbulos sangüíneos, brancos e/ou vermelhos, portanto é útil para aumentar a defesa orgânica e ajudar na cura de anemia por falta de ferro, se isto for causado por pouca celularidade.
Pesquisas mostram que ela restaura também o formato das células sangüíneas e pode ajudar muito na anemia falciforme. Indicada também como miorrelaxante. Vendida como afrodisíaco pelos hervanários, já que é grande estimulante geral, inclusive sexual, além de antiestressante.
Indicação : Câncer, dor de cabeça, cefaléia, anemia, fadiga, estresse, aumentar força muscular, diminui tremores pessoas idosas, inflamação, varizes, inibir crescimento de células tumorais.
Toxicologia : Se doses maiores forem fornecidas pode ocorrer nervosismo, pressão alta, diarréia, insônia (pois é estimulante) e erupções na pele. Todos o medicamentos, fitoterápicos ou não, podem ter efeitos adversos se não forem usados convenientemente, daí o risco de medicar-se sem orientação de um médico.
Modo de Usar : Antifadiga Colocar uma colher de sobremesa de raiz fatiada (ou uma de pó) em uma chávena e adicionar água fervente. Abafar por dez minutos, esperar esfriar um pouco e coar. Tomar uma chávena em jejum pela manhã e outra à noite.
Antifadiga e antianêmica Colocar três colheres de sopa de raiz fatiada ou duas colheres de pó em uma garrafa de vinho branco seco. Deixe macerar por uma semana, agitando o vaso de vez em quando e coe. Tomar um cálice de duas a três ao dia, antes das principais refeições.
Tônico Em uma chávena, colocar uma colher de sobremesa de pó de fáffia e uma de pó de guaraná, adicionando-se água fervente. Abafado, por dez minutos, amorne-se e cope-se. Tome-se uma chávena após o desjejum e outra à tarde.
Cefaléia, estresse Raiz fatiada (duas colheres de sopa) ou uma de pó, dever ser colocada em uma chávena de álcool de cereais a 60 %. Deixando-se tudo em maceração por dez dias, coe em pano, espremendo bem o conteúdo. Tome de dez a quinze gotas ou uma colher de chá em pouco de água, duas vezes ao dia (uma pela manhã e outra a noite).
Antifadiga, ativador da formação da parte branca e vermelha do sangue Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sobremesa de raiz fatiada ou 1 colher de chá de pó e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum, e outra à tarde.
Tônico e estimulante físico e psíquico, dor de cabeça, anemia
E m 1 xícra de chá, coloque 1 colher de sobremesa de pó e 1 colher de chá de pó do guaraná e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, espere amornar e coe. Tome 1 xícara de chá de manhã, após o desjejum e outra à tarde.







Ginseng Brasileiro e Seus Benefícios





Regis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário