terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como Acabar com os sintomas da TPM

Como acabar com os sintomas físicos e psicológicos da TPM

Veja algumas dicas para acabar com a ansiedade, depressão, inchaço, vontade de comer doce e cólica que surgem na TPM


Sentir-se ansiosa durante a TPM é muito comum entre as mulheres

A TPM é muito conhecida por gerar sintomas físicos e psicológicos que se encaixam no caso de muitas mulheres. O jeito é então encontrar soluções para acabar com todo o sofrimento que antecede a menstruação.

Ansiedade

E também manifesta:
· irritabilidade
· agressividade

Qual é a sua tpm?
Trata-se do tipo mais comum do problema. Ele ocorre, principalmente, por causa do desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona, que o próprio corpo produz.

Evite ingerir
Café, chá preto, refrigerantes à base de cola, chocolate e álcool.

Pode comer
Alimentos ricos em cálcio, como iogurte, leite e queijos. Estão liberados também aqueles que têm vitaminas B6, C e E.

Vale a pena fazer
Exercícios como alongamento e ioga.  

Depressão

E também manifesta:
· desânimo
· tensão
· choro fácil

Qual é a sua tpm?
Apesar de ser a espécie menos comum de TPM,  pode ter um efeito grave, já que deixa a mulher muito deprimida e sem vontade de nada.

Evite ingerir
Café, chá preto, refrigerantes à base de cola, chocolate e qualquer bebida à base de álcool.

Pode comer
Alimentos ricos em cálcio, como iogurte e queijos, e aqueles que têm vitaminas B6, C e E.

Vale a pena fazer
Corrida e natação. Esses exercícios fazem o corpo liberar uma substância que dá sensação de bem-estar.

Inchaço

E também manifesta:
· desânimo
· tensão nervosa
· insônia

Qual é a sua tpm?
Nesse tipo, o nível do hormônio progesterona aumenta na 2a fase do ciclo menstrual. Como consequência, o corpo passa a reter líquidos.  

Evite ingerir
Refrigerantes, qualquer tipo de conservas (como picles, cebolinhas e azeitonas) e alimentos muito salgados.

Pode comer
Verduras cruas e frutas diuréticas, as que têm bastante água (abacaxi, melancia, melão) e as ricas em fibras (mamão, maçã e uva).

Vale a pena fazer
Drenagem linfática. Ela diminui o excesso de líquido do organismo.  

Vontade de comer doce

E também manifesta:
· fadiga
· tontura
· dores de cabeça

Qual é a sua tpm?
Pouco tempo antes da menstruação, essa TPM deixa o corpo muito mais sensível à ação da insulina. Resultado: o nível de açúcar diminui e o cerébro "pede" mais glicose. Isso deixa a mulher com muita vontade de comer doces, como chocolate.

Evite ingerir
Açúcar, chocolate e qualquer bebida à base de álcool.

Pode comer
Alimentos calmantes e os que possuem cromo, magnésio, além de vitaminas C e E.   

Vale a pena fazer
Troque o doce por frutas secas e iogurte. 

Mande a cólica passear com exercícios feitos em casa

Mande a cólica passear

É comum sentir alguma dor durante o período menstrual. Ela é causada, geralmente, pelas contrações musculares que o útero tem de fazer para expulsar o sangue pela vagina. Porém, se for muito intensa, é recomendável fazer exames ginecológicos. Dores fortes demais, com reflexos nas costas e nas coxas, são chamadas de dismenorreia e podem sinalizar algum problema, como o surgimento de um cisto. Caso não sejam intensas, você pode, além de usar bolsa de água quente, tentar os exercícios que relaxam a parte abdominal, aliviando o mal-estar. Experimente praticá-los sobre uma superfície macia, como um colchonete. Veja como fazer:

· Fique de joelhos e impulsione o tronco para a frente. Deixe a cabeça apoiada sobre as mãos. Depois, contraia o abdome e suba o quadril. Mantenha-se assim por três minutos.

· Também deitada, procure apoiar somente o pé esquerdo e parte da perna nos travesseiros. Então, cruze a perna direita sobre a coxa esquerda. Depois de três minutos na posição, repita o exercício, dessa vez com a outra perna.

· Deite-se com a barriga para cima. Relaxe bem as costas e apoie as pernas sobre três travesseiros ou almofadas firmes. Para não forçar a coluna, ponha uma almofadinha debaixo do bumbum. Fique desse jeito por mais três minutos.

A pimenta auxilia a digestão e,consequentemente, melhora a TPM

Pimenta, calor e TPM

O ginecologista Paulo Fonseca, da Universal Federal do Rio Grande do Norte, responde às dúvidas:

Pimenta é bom ou ruim para a TPM?
É bom. Na Tensão Pré-Menstrual, o intestino funciona de maneira muito mais lenta, por causa do aumento da produção de progesterona, hormônio responsável pela TPM. Como a pimenta é boa para a digestão, auxilia na melhora da constipação, o que alivia um dos principais incômodos dessa fase.Além disso, a pimenta também pode liberar algumas substâncias que estimulam a produção de endorfina no corpo, o que ajuda a melhorar as dores de cabeça, do corpo e a irritabilidade que parte das mulheres sente nesse período.  

Comidas condimentadas agravam o problema?
Tudo o que dá prazer à mulher alivia os sintomas da TPM. Portanto, se gosta de algum alimento, pode consumi-lo. O que for feito para se sentir bem nesse período será bom para atenuar os incômodos. Convém, apenas, evitar alimentos gordurosos, que dificultam a digestão e talvez piorem o mal-estar - sobretudo a prisão de ventre.  

Calor influencia ou não na TPM?
O calor excessivo é irritante em qualquer fase do organismo feminino. Mas isso se acentua especialmente na TPM, que é quando elas ficam ainda mais sensível ao aumento de temperatura. Porém, vale salientar que estamos falando do calor acima da temperatura normal, ou seja, além do que já está habituada. Somado a isso, o calor também aumenta o metabolismo - daí piorar alguns incômodos que a mulher já sente na TPM. Além do calor, o excesso de sol nos horários em que está mais forte - das 9h às 15h30 - não faz bem, por aumentar o processo inflamatório. Melhor evitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário