google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sábado, 3 de setembro de 2011

Dentes Saudáveis

Quando se deve começar a escovar os dentes das crianças?



Aos 6 meses de idade, quando, de modo geral, nascem os primeiros dentinhos. Os cuidados com a higiene bucal requerem paciência e dedicação dos pais e cuidadores. Isso porque, até cerca de 10 anos de idade, as crianças não têm maturidade para garantir a escovação adequada e o uso do fio dental sem a supervisão de um adulto.
Mas, antes de os dentes nascerem, é preciso limpar a gengiva do bebê após cada mamada. Para isso, usa-se gase umedecida com água filtrada e enrolada no dedo indicador para remover a película formada pelo leite e evitar a proliferação de bactérias.

6 alimentos que protegem os dentes



Foto reprodução
1 – Maçã: a fruta é doce, mas não grudenta. Além disso, aumenta o fluxo de saliva, que é a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva.
2 – Cenoura: legumes crocantes limpam e estimulam a gengiva, ajudando a eliminar as partícular alimentares. Fora isso, alimentos ricos em fibras têm um efeito de limpeza e estimulam o fluxo de saliva, eliminando as bactérias e mantendo a boca hidratada.
3 – Queijo: um pedaço pequeno de queijo consistente faz bem para os dentes. O alimento tem cálcio e outros minerais, fortalecendo os dentes. Ele também produz saliva, o que neutralia o nível do pH na boca. Isso significa que  boca fica menos ácida e, portanto, menos propensa à deterioração dos dentes.
4 – Chocolate amargo: pesquisadores descobriram que extrato de cacau é melhor para a proteção dos dentes do que o flúor. Uma substância chamada teobromina ajuda a enrijecer o esmalte dos dentes, tornando-os menos suscetíveis à deterioração.
5 – Cebola: o alimento contém compostos antibacterianos poderosos para o combate de cárie.
6 – Uva-passa: estudo realizado na University of Illinois, em Chicago, descobriu que uva-passa contém ácido oleanólico, um fitonutriente que inibi o crescimento de bactéras orais, que desencadear cáries e problemas na  gengiva.

Atenção à escovação dos dentes: ela pode causar hipersensibilidade



Foto reprodução
Na maioria dos casos, a sensibilidade ocorre por causa de uma retração da gengiva — o que não significa que um problema necessariamente levará ao outro. E a higiene bucal diária pode estar por trás disso. Basta fazer uso excessivo da força: “Uma escovação vaivém, dessas em que a pessoa esfrega a escova no sentido horizontal, é uma das principais causas da retração”, explica Maurício Miranda de Carvalho, da Sociedade Brasileira de Odontologia. Sem contar que, sempre que escovamos os dentes, eles ficam levemente desgastados. Quanto a isso, não há o que fazer, já que não dá para deixar de limpá-los.
Como escovar
Alguns profissionais indicam movimentos curtos e suaves, de cima para baixo nos dentes superiores e no sentido contrário na arcada inferior. Mas é o dentista que deve dar as orientações específicas para o seu caso. De qualquer maneira, procure usar sempre escovas com cerdas macias.

Dicas de especialista para uma boa escovação de dentes


Foto Dreamstime
Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos e, a maioria dos adultos, não chega nem próximo a esse tempo. Para ter uma ideia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, dando atenção especial à gengiva, dentes posteriores e aqueles difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.
Concentre-se na limpeza de cada setor da boca da seguinte maneira:
- Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
- Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
- Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.
- Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
Que tipo de escova dental devo usar? 
A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.
Qual a importância do creme dental na escovação?
É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater diferentes porblemas bucais. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado.
Quando devo trocar minha escova dental?
Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.
)

Receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos

Nada substitui as visitas ao dentista e nem os tratamentos por ele indicado, mas algumas receitinhas caseiras ajudam a deixar os dentes mais brancos:
  • Folhas de Goiabeira: mastigue ou esfregue as  folhas diretamente nos dentes. Folhas de sálvia também servem.
  • Bicarbonato de sódio: umedeça o bicarbonato com gotas de água. Com algodão ou com o dedo, esfregue nos dentes à noite, após escová-los. Não lave mais a boca até o dia seguinte.
  • A casca do limão elimina manchas nos dentes. Escove os dentes com o sumo de 1 limão. Deixe agir por dois minutos e, em seguida, enxágue com água morna.
  • Faça bochechos com uma colher de sobremesa de água oxigenada 10 volumes. Mantenha na boca por alguns segundos e jogue fora. Além de matar os germes bucais, clareia os dentes. 
Escove os dentes com creme dental e, em seguida, com o bicarbonato.

Dentes fortes e saudáveis com fibras


Comer fibras ajuda a deixar os dentes mais fortes e bonitos - foto reprodução
“As vantagens de ingerir fontes de fibras começam na boca”, revela Maristela Lobo, especialista em cariologia e periodontia.
É que o atrito da substância com os dentes e a língua elimina micro-organismos nocivos. Além disso, como boa parte dos alimentos fibrosos é dura e exige mais mastigação, há um aumento da produção de saliva, que também protege a boca das bactérias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário