google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

segunda-feira, 20 de março de 2017

O que é Cinomose?


Vacina e diagnóstico precoce são fundamentais para vencer essa doença viral, que ataca o sistema nervoso dos cachorros

 geralmente acomete os peludos mais novos – cujo sistema imune está em formação – e os que não estão com a vacinação em dia.
A transmissão ocorre de um cachorro para outro através do contato com secreções do animal contaminado. Por isso, é importante não levar o pet para passear antes da última vacina, além de evitar o compartilhamento de brinquedos entre eles, principalmente nessa fase.
“Humanos podem servir de ponte para o vírus. Então, também é essencial redobrar os cuidados com a higiene depois de brincar ou fazer carinho em outros cachorros”, recomenda Fernanda Fragata, diretora do Hospital Veterinário Sena Madureira, na capital paulista. Só pra reforçar: o agente infeccioso não provoca estragos em gente.
Via de regra, a doença se manifesta de 15 a 45 dias após a contaminação e evolui em três fases. Na primeira, o cão perde o apetite, vomita e tem diarreia. Depois, começam as dificuldades respiratórias (secreção no nariz, tosse…), que podem resultar em pneumonia. Por fim, quando o vírus chega ao sistema nervoso, surgem os problemas motores e as convulsões.
Ainda não há medicação para combater a doença diretamente. O tratamento consiste em restabelecer a saúde e as defesas do pet para que o vírus seja eliminado. “Independentemente do estágio da cinomose, o cachorro deve ser internado para tomar os medicamentos necessários e ter um acompanhamento nutricional adequado”, completa Fernanda. Ela ainda lembra que, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura.
Régis de Sá: Tive alguns Cães que foram contaminados por essa doença, alguns morreram pois na época não existia um soro pra usar após a contaminação. OBS: Soro é diferente de vacina. A vacina se dá para prevenir a doença e o soro são anticorpos prontos que se dá ao cão para combater a doença, e isso se faz após a contaminação.
Oque sempre usei foi o Cinoglobulin. Se for comprar, leve um recipiente com gelo pra trazer.
Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário