google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Maçã ajuda a diminuir o colesterol

No Reino Unido, existe um ditado popular que diz: “Uma maça por dia mantém o médico longe” (“One apple a day keeps the doctor away”).

E foi de lá, da Universidade de Oxford, que saiu acomprovação do antigo ditado vitoriano. 

O estudo, feito para a Promoção da Saúde da universidade e publicado na “British Journal of Medicine”, demonstrou que comer uma maçã por dia, especialmente para quem passou da casa dos 50, é tão eficaz no combate ao colesterol e na prevenção de doenças vasculares quanto o uso regular de estatinas (drogas usadas para baixar o colesterol), porém com uma grande vantagem: sem nenhum efeito colateral. 

No Reino Unido, por exemplo, se todos que precisam de medicamentos para controlar colesterol estivessem tomando-os, 9.400 mortes por infarto e derrame seriam evitadas por ano.

A pesquisa mostrou um resultado bem parecido: se todas essas pessoas comessem uma maçã por dia,  8.500 mortes seriam evitadas e sem nenhuma ingestão de medicamentos que causam efeitos colaterais e alterações no organismo, como diabetes e transtornos musculares. 


As maçãs são ricas em oxidantes (pectina e polifenóis), presentes sobretudo em sua casca, por isso tem efeito semelhante ao das estatinas.

Graças a isso, ela mantém o equilíbrio lípidico no organismo, melhora o metabolismo do colesterol e reduz a produção de moléculas inflamatórias que aumentam riscos cardíacos. 

Se você já apresentou alguma alteração cardíaca ou tem mais de 50 anos, não deixe de comer frutas diariamente, especialmente maçã, pratique exercícios físicos regulares e acompanhe regularmente, com o auxílio de um monitor cardíaco portátil, o nível dos seus batimentos. 

Qualquer alteração torna necessária a consulta imediata a um especialista. 

Os cientistas  britânicos afirmam que as conclusões do estudo podem ser aplicadas em qualquer país do mundo e recomendam que todos, independentemente da idade, sigam o antigo ditado inglês e comam ao menos uma maçã por dia.

Em tempo: se não conseguir maçã orgânica, tire a casca antes de consumi-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário