google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Alimentação correta previne artrite e artrose


Alimentação correta previne artrite e artrose


A osteoartrite (ou simplesmente artrite) é uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação. Tal desgaste pode ser natural pelo uso, idade e sobrepeso (ARTROSE PRIMÁRIA ) ou ainda por traumas e lesões (ARTROSE SECUNDÁRIA ). O seu tratamento pode ser medicamentoso, cirúrgico ou ainda não-medicamentoso (fisioterapia, exercícios físicos, hidroginástica, etc).
 A nutrição é uma alternativa na prevenção de inúmeras doenças crônicas, incluindo a osteoartrite. Os componentes dos alimentos podem ser úteis para alvos específicos e, se consumidos por um longo período, auxiliam o tratamento medicamentoso de inúmeras doenças crônicas. Vale destacar que o mecanismo de destruição da cartilagem na osteoartite é multifatorial e que paralelamente alguns alimentos contêm múltiplos compostos ativos que atuam por várias vias. Consequentemente, o cuidado com a alimentação pode ser uma opção interessante no manejo da doença ao aumentar a ingestão de certos nutrientes durante o tratamento supervisionado por um médico.
 Quais nutrientes são recomendados para uma pessoa com osteoartrite?
 Ômega 3: encontrado no óleo de canola, soja e peixe fresco, o ômega-3 mostrou importante papel na diminuição da inflamação, fator constante na osteoartrite. (O ômega-3 é transformado em um produto anti-inflamatório no organismo)
Vitamina E: a ingestão diária de vitamina E parece diminuir a dor em pacientes com osteoartite. Encontramos a vitamina E nas nozes, semente de girassol, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.
Vitamina C: a vitamina C (ácido ascórbico). Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas como, laranja, limão e tangerina além da framboesa e morango
Manter uma alimentação saudável também auxilia na redução e manutenção do peso corporal, importantíssimo para a melhora da superfície articular comprometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário