sábado, 3 de setembro de 2011

Tenha Hálito Fresco


Alimentos que acabam com o mau hálito



Na maioria das vezes, o mau hálito se origina nas gengivas e na língua, onde se decompõem partículas de alimentos e outras substâncias na forma de bactérias. 
As principais causas da halitose
- Higiene oral inadequada
- Dentaduras que não se encaixam bem
- Doenças periodontais
- Diabetes
- Insuficiência renal
- Doenças hepáticas
- Xerostomia (boca seca devido à produção insuficiente de saliva)
- Ronco
- Tabagismo
- Refluxo, fome/dietas/jejum 
- Efeitos colaterais de medicamentos
Alimentos que acabam com o mau hálito
- Água: beba muito líquido, especialmente água. Manter-se hidratada ajuda a reduzir o hálito de quem está de ‘estômago vazio’.
- Chiclete: ok, não é um ‘alimento’ de verdade, mas descobriu-se que mascar chiclete, principalmente de canela, mantém a boca hidratada e reduz a quantidade de bactérias. Segundo estudo da Universidade de Illinois, o chiclete de canela reduz em 43% as bactérias causadoras de mau hálito.
Menta: ajuda a refresca o hálito enquanto mata as bactérias que causam o odor. E também auxilia na digestão.
Goiaba, gengibre, manjericão, chá verde e wasabi (condimento japonês semelhante à razi forte): esses alimentos inibem as bactérias que formam as placas dentárias.
Iogurte semidesnatado: pesquisadores japoneses descobriram que iogurte reduz mais de 80% do sulfureto de hidrogênio, substância causadora da halitose, e também diminui a gengivite e a placa bacteriana.
Mel: suas propriedades antibacterianas amenizam a halitose.
Salsinha: não combate as bactérias causadoras do mau hálito, mas causa alívio temporário.
fonte: Livro 101 alimentos para uma vida plena, Larousse


8 dicas para combater o mau hálito


  1. Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que, em muitos casos, este é causado pela boca estar seca ou com pouca saliva. É por isso, inclusive, que o hálito não costuma estar assim tão “fresco” quando acordamos.
  2. 2 .Escove os dentes. OK, essa é básica, mas não custa lembrar. Você faz algumas refeições ao dia, certo? Então não se esqueça de escovar os dentes sempre após as refeições e, também, antes de dormir (já que é no período da noite que as bactérias têm mais tempo para agir).
  3. 3. Não pule o fio dental. O gosto ruim na boca pode vir, muitas vezes, da sujeira acumulada entre os dentes ou do próprio tártaro. Passe fio dental ao menos uma vez ao dia (ou mais, dependendo do que o seu dentista recomendar.
  4. Escove a língua. Escovou os dentes e passou fio dental? Calma – a higiene bucal não está completa ainda. Para fechar bem, você deve também gentilmente escovar a língua (pode com a escova e pasta de dentes mesmo), para retirar acúmulos de comida que ficam na superfície dela e retirar uma camada de bactérias que pode se concentrar nela.
  5. Cuide da alimentação. Dietas radicais que cortam carboidratos totalmente tendem a causar mau-hálito – reconsidere e tente ao menos comer uma fatiazinha de pão ao dia. Além disso, há certos alimentos como maçã, cenouras e pepino que, quando comidos crus, “raspam” os dentes e funcionam como ajudantes do fio dental.
  6. A boca não é a única suspeita. Em alguns casos, o problema pode ser mais embaixo – literalmente. O esôfago ou estômago podem ser a causa, em especial em casos de refluxo ou gastrite. Na dúvida, comece o diagnóstico num dentista, mas não descarte uma ida a um clínico geral ou gastroenterologista se as coisas não estiverem melhorando.
  7. Evite café. O café pode criar uma espécie de “cobertura” na sua língua, o que evita a oxigenação e ajuda na proliferação de bactérias (as maiores culpadas pelo mau hálito). Que tal trocar por chá?
  8. Masque chiclete (sem açúcar). A ajuda não vem (só) do sabor artificial do chiclete, mas sim do aumento de produção de saliva. Como a boca seca é uma das principais causas do mau hálito, mantê-la úmida ajuda a reduzi-lo na maioria dos casos.
  9. Remédios caseiros para acabar com o mau hálito


    Remédios da horta ajudam (e muito) a devolver o hálito fresco. Veja as dicas:
    - Depois de escovar os dentes, use sempre um antisséptico bucal que você mesma pode preparar: adicione algumas gotas de óleo de camomila, hortelã-pimenta, sálvia ou erva-cidreira em um copo d’água. Faça bochechos.
    - Em caso de mau hálito matinal, enxágue a boca com vinagre de maçã (1 colher de chá diluído em 1 copo de água).
    - Mastigue um pouco de salsa — o hálito recupera o frescor rapidamente.
    - Mastigue um grão de café (sem engolir).
    - Faça uma mistura com sements de aneto, erva-doce e funcho e mastigue-as.
    - A maçã, além de saudável, deixa o hálito fresco.

    O alimento que dá fim ao mau hálito


    Estou falando do iogurte! Quem aposta no efeito da bebida láctea são os cientistas da Universidade Tsurumi, em yokohama, no Japão. Eles convocaram 24 voluntários para um trabalho que levou seis semanas. Durante esse período, eles consumiram 90 gramas de iogurte natural sem açúcar. Então, os pesquisadores mediram substâncias acusadas de provocar mau hálito. Na comparação com dados anteriores ao estudo, observaram que a quantidade de moléculas causadoras do mau hálito era menor.
    De acordo com a Associação Brasileira de Nutrologia, a explicação para esse efeito está no poder que o iogurte tem de mexer com o pH da boca. Quanto mais equilibrado o nível de acidez, menor a proliferação de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário