Sim, faz bem beber água durante as refeições
Ao contrário do que muita gente pensa, beber água durante as refeições faz, sim, bem ao organismo, já que o ajuda a digerir a comida. Mas, como tudo nesta vida, só não vale exagerar. Segundo Silvia Papini, nutricionista da Unesp de Botucatu, muito líquido acaba por diluir o suco gástrico presente no estômago, fazendo o efeito inverso.
Quanto beber?
Ingerir um copo de 200 ml junto às refeições está de bom tamanho.
Pesquisa feita nos Estados Unidos e apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston, concluiu que beber água antes das refeições ajuda a perder peso. Segundo os cientistas, quem estiver de dieta pode perder cerca de 2 kg a mais se beber pelo menos dois ou três copos de água antes das refeições. Todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas. Ambos os grupos seguiram dietas de baixa caloria, mas um deles bebeu água antes das refeições.
Ao longo de 12 semanas, quem bebeu água perdeu cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg. Segundo uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, o fato de ‘encher’ o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas: “As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso.
Ao longo de 12 semanas, quem bebeu água perdeu cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg. Segundo uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, o fato de ‘encher’ o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas: “As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso.
Beber água no inverno é tão importante quanto no verão!
Ao contrário do que muita gente pensa, beber água no inverno é tão importante quanto no verão. Tudo bem, em dias mais quentes sentimos mais sede, porém nosso corpo também precisa de hidratação nos dias frios (e como precisa). A água tem uma importância vital para o organismo humano, porém, nem todos consomem a quantidade suficiente para o bom funcionamento dos órgãos. O organismo precisa estar equilibrado para funcionar corretamente e qualquer excesso ou carência provoca um desequilíbrio prejudicial à saúde. Segundo a nutricionista Gyselle Rodrigues, a água ajuda a regular a temperatura corporal, por isso, precisamos consumi-la em qualquer estação do ano. “É fundamental não só para nosso metabolismo, mas também para manter a pele hidratada”. Para Gyselle, o consumo de água também ajuda a prevenir doenças pulmonares e respiratórias, características dessa época do ano.
Para quem não costuma beber água, sucos de frutas (maçã, laranja, morango, hortelã) e chás (mate, camomila, erva-cidreira e erva-doce) desempenham função semelhante.
8 boas razões para beber mais água
Para ajudar a manter o corpo e a saúde em dia, eis oito bons motivos para você fazer da água sua aliada:
1 – Facilita a digestão: a água ajuda na formação de enzimas e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.
2 – Combate o inchaço: sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais que ele carrega demoram mais tempo para chegar às células e, consequentemente, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, sua pele fica bonita e seu cabelo e unhas fortes. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.
3 – Reduz infecções: ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É ele também que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.
4 – Regula a temperatura: por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
5 – Turbina a performance na malhação: o melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.
6 – Desintoxica e previne a celulite: grande parte das toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo – e a sua saúde! – fica comprometido. A água amolece as fezes, facilitando a eliminação delas. Todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.
7 – Ajuda a emagrecer: isso acontece principalmente quando ela é consumida junto com fibras solúveis, encontradas, por exemplo, nas frutas e na aveia. Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade. A água também pode “enganar” temporariamente o estômago com sua presença, mas, como ela não sofre digestão e absorção, essa sensação passa rapidamente e a fome reaparece.
8 – Melhora a absorção dos nutrientes: vale lembrar que é o sangue que carrega a glicose e outros nutrientes para as células, alimentando-as. E só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.
Fonte: mdemulher
Gostaram das Dicas?
Então Aproveitem e vão beber água agora.
Abraços
Régis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário