Dicas para melhorar a memória
cada vez mais fraca e começamos a esquecer algumas coisas simples e fatos corriqueiros do dia a dia. Para que isso não ocorra alguns exercícios e dicas são essenciais em seu dia a dia.
Confira algumas fomas de como melhorar a memória e evitar amnésia.
Exercícios e dicas para trabalhar a memória
Descanse bem
O cansaço cerebral leva a grandes lapsos de memória. O ideal é dormir 8 horas por noite e tirar 5 minutos de descanso no trabalho ou no estudo a cada uma hora completada. Férias uma vez ao ano também é algo essencial.
Evite o cigarro e o álcool
A longo prazo o tabagismo pode acarretar em problemas cognitivos e o álcool pode levar à diminuição do tamanho do cérebro e quadros graves de esquecimento.
Diga não ao comodismo
Busque sempre fazer coisas novas. Mude os caminhos pelos quais passa, exercite a mão que geralmente você não usa, aprenda uma nova língua ou a tocar um instrumento musical. Tudo isso traz prazer ao seu dia a dia e exercita o cérebro deixando sempre em alta.
Consuma alimentos ricos em Ômega 3
Os alimentos ricos em Ômega-3, além de auxiliar o funcionamento do coração, pois é um dos alimentos que podem diminuir o colesterol no sangue; também ajuda na manutenção da memória.
Pratique atividades físicas e respiratórias
As físicas ativam a circulação sanguínea, oxigenando o cérebro. Já as respiratórias, como praticar meditação, diminuem a ansiedade e fazem com que você raciocine melhor.
Desenhe
Isso mesmo! Para realizar qualquer tipo de arte é preciso se concentrar no objeto ou no momento em que se irá retratar para ser fiel aos detalhes. Assim, além de observar melhor as coisas, você ainda forçará a memória para se lembrar de cada detalhe.
Converse consigo mesmo
Parece estranho, mas ouvindo você mesmo falar, fica mais fácil recordar de certas situações. Por exemplo, a cada vez que fechar a porta de casa, comente consigo: “Pronto. Já fechei a porta de casa”. Isso o ajudará a lembrar do fato.
Seguindo essas dicas, temos certeza de que a saúde cerebral e a memória ficaram sempre em dia.
Régis de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário