O abacate sempre teve a fama de engordar. Não é para menos: ¼ da fruta grande contém cerca de 162 calorias – o equivalente a cinco bananas! Mas, apesar de altamente calórico, ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Pesquisadores constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a nutricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em entrevista à revista BOA FORMA.
A fruta também tem ação anti-gordurinhas. Em sua polpa existe uma substância chamada ácido oleico, que faz aumentar a sensação de saciedade. Ou seja: você fica feliz com menos comida e adia a fome. Outra vantagem: esse ácido também baixa a carga glicêmica da refeição e diminui a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo.
Mais um detalhe importante: o abacate não aumenta o colesterol. Ao contrário: a gordura da fruta é aquela que faz bem às artérias, evitando problemas no coração.
Qual é a melhor forma de consumir o abacate? O ideal é comer só ¼ da fruta por semana. Mas cuidado com a velha receita da fruta batida com açúcar! Um taça com essa mistura pode chegar a 425 calorias! Prefira consumi-lo amassado com limão ou misturado ao leite desnatado. Você também pode preparar receitinhas leves e refrescantes.
Régis de Sá
Nenhum comentário:
Postar um comentário