google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

quinta-feira, 30 de maio de 2013

GORDURA NO FÍGADO: SINTOMAS, CAUSAS E TRATAMENTO


 

Gordura no Fígado. Sintomas, 

causas e Tratamento


                                                                                
































A obesidade cresce em todo o mundo e a estimativa para os próximos anos é que a quantidade de pessoas com esteatose hepática, ou seja, gordura excessiva no fígado, deve aumentar, principalmente, em virtude do crescimento do consumo excessivo de carboidratos e álcool, ou seja, o estilo de vida contemporâneo e desregrado é um dos pontos mais determinantes para o problema.
Pessoas que sofrem com a obesidade e diabetes apresentam esteatose hepática com mais frequência – em cerca de 70% dos casos. O acúmulo de gordura gera alteração da anatomia e aumento da estrutura do fígado que pode prejudicar futuramente o funcionamento do aparelho digestivo. Cerca de 20% da população brasileira tem gordura excessiva no fígado, conforme estimativa da Sociedade Brasileira de Hepatologia.
Existem dois tipos da doença: esteatose hepática proveniente da dieta e a esteato-hepatite, quando a gordura começa a causar quadros de inflamação hepática. Nos dois casos, as pessoas não apresentam sintomas exclusivos que possam caracterizar a doença. Os sintomas são cansaço, fraqueza e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Para pacientes com diabetes, que possuem alto índice glicêmico, a doença provoca o aumento da insulina sanguínea e maior deposição de gordura no fígado.
gordura no fígado também pode ocorrer com a redução rápida de peso ou extremos, como pode acontecer após uma operação intestinal para a obesidade. Em alguns pacientes com esteatose hepática a gordura é acompanhada por inflamação (esteatohepatite) e, ocasionalmente, a gordura e a inflamação pode levar a cicatrizes do fígado (fibrose). A gordura no fígado durante a gestação ocorre perto do final da gravidez e pode resultar em um parto prematuro ou de cessação da gravidez.
Ter o fígado gordo diminui as suas capacidades de funcionamento normal, interferindo na qualidade de vida do indivíduo. Os sintomas de gordura no fígado podem não ser evidentes em muitos casos até a doença estar avançada, porém o transplante de fígado é necessário quando a gordura no fígado já evoluiu para uma fibrose e cirrose hepática, que colocam a vida do paciente em risco.
O acúmulo de gordura no fígado pode não apresentar sintomas, mas é facilmente diagnosticado por qualquer exame de imagem como o raio X, tomagrafia, computadorizada ou ressonância magnética. Os sintomas estão ausentes na maioria dos indivíduos, mas quando elas surgem, são:
  • Falta de apetite;
  • Dor abdominal do lado direito;
  • Barriga inchada;
  • Cor amarelada nos olhos e na pele;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Enjôo;
  • Vômito;
Em geral, o primeiro sintoma é a perda de apetite e os outros vão instalando-se aos poucos.

DIETA PARA GORDURA DO FÍGADO

O que não pode comer: pão, pizza, cachorro quente, hamburguer, manteiga, óleos; comidas gordurosas como: feijoada, rabada, churrasco, bebidas alcoólicas, sorvete, milk shake e outros alimentos repletos de gordura.
O que pode comer: alimentos light, saladas, carnes magras grelhadas ou cozidas com pouco azeite, grãos e laticíneos com zero gordura e zero açúcar.
TRATAMENTO
O tratamento para gordura no fígado consiste em eliminar a sua causa, como por exemplo, baixar o colesterol, controlar a diabetes, emagrecer e deixar de beber. Além disso, é muito importante seguir o seguinte tratamento natural para o fígado:
  • Praticar exercícios físicos com regularidade;
  • Rgular a alimentação.:
  • Não consumir bebidas alcoólicas e
  • Não fumar.
O tratamento depende da causa. A esteatose hepática devida ao álcool pode ser revertida se a ingestão de álcool for interrompida. Da mesma forma, um fígado neste estado provocado pela ingestão de drogas ou exposição a produtos químicos pode ser revertido se a droga for deixada de consumir ou a exposição a substâncias químicas parar.
Se devido a obesidade a melhor forma é fazer um programa de redução de peso, composto por uma dieta com nutrição em baixo teor de gorduras e exercício fisico . Em pacientes com diabetes pode ser controlado com uma dieta e um melhor controle dos niveis de açúcar no sangue. Nos indivíduos com colesterol elevado ou triglicéridos a dietoterapia é a prescrita em primeiro lugar.Em pacientes que não respondem à dieta, e naqueles com graves elevações de colesterol e triglicéridos, devem ser prescritos medicamentos específicos para reduzir os níveis destes.
Como posso evitar este transtorno ?
Não beba em excesso, preste atenção á sua dieta, e em especial, evite doces concentrados, gorduras saturadas e alimentos ricos em colesterol. Sempre que possível utilize gorduras nonossaturadas como azeite e óleo de canola, em vez de gorduras polinsaturadas.

Régis de Sá

domingo, 5 de maio de 2013

Tratamento natural para artrose


Tratamento natural para artrose

tratamento natural para artrose, ou artrite degenerativa, é baseado no fortalecimento e nutrição das articulações. Essa condição também chamada de osteoartrite, é conhecida como a forma mais comum entre os mais de 100 tipos de artrite. É marcada pela ruptura, ou até mesmo pelo desaparecimento da cartilagem, entre uma, ou mais articulações. Para tratar, e em alguns casos curar essa condição, pode-se optar pelo tratamento dietético, ou suplementos fitoterápicos.
Em casos realmente graves, onde o estágio do dano às articulações já é avançado, há que considerar um tratamento fisioterápico, específico para esta condição.
Entretanto, também pode-se obter resultados significativos com ervas naturais, como é o caso da Boswellia Serrata. Em forma de suplemento pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais. É de grande eficácia para a redução da dor ao redor das articulações, sendo que também ajuda a reduzir a inflamação no tecido conjuntivo. Poderá fazer a ingestão, tanto da tintura, quanto das cápsulas.
Outra opção que mostra resultados positivos é a cereja de inverno, também chamada no Brasil de lanterna japonesa. É de grande ajuda para combater a dor nas articulações. Auxilia no fortalecimento dos músculos e dos ossos, mas é particularmente conhecida por sua capacidade de apoiar as juntas. Beba o chá, ou se preferir, as cápsulas.
Poderá, ainda, fazer a ingestão de um chá todas as noites, ou utilizando a erva garra do diabo, ou casca de salgueiro-branco.
Para tratar a artrose com uma dieta saudável, a escolha mais sábia é manter o organismo nutrido com alimentos ricos em enxofre. Este elemento químico é especialmente indicado para construir e reconstruir músculos, o tecido conjuntivo, e também a cartilagem.
Suas fontes mais abundantes são a alfafa, as nozes, sementes, como a linhaça, milho, aspargos, ovos,cebola, alho, aveia, abacate e melancia. Construa um programa de alimentação de maneira que possa alternar todas, ou várias destas opções nas refeições principais, em pelo menos 5 dias da semana.
A alimentação também deve conter alimentos ricos em Vitamina C, onde o mais recomendado para esta condição são os morangos. Há que comer pelo menos 5 numa base diária, e de preferência com creme de leite, que acelera a absorção dos nutrientes desta fruta por parte do organismo. 





Liberte seus Movimentos. Liberte sua Vida!
Régis de Sá