google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Use vinagre de maçã na limpeza da casa


Use vinagre de maçã na limpeza da casa

Conheça as diferentes formas de aproveitar esse ingrediente multiuso na hora da faxina para facilitar sua vida!


Além de tempero, o vinagre ajuda na faxina!
Foto: Getty Images
Diz o ditado: "uma maçã por dia mantém a pessoa sadia". Grande verdade. Seu alto poder curativo combate uma série de males. Fora isso, a fruta tem ação tonificante, o que deixa a pele bonita e viçosa. Mas seus benefícios vão além da saúde e beleza. Baseada em pesquisas científicas, a médica Penny Stanway comprova no livro As Maravilhas do Vinagre de Maçã (Ed. Alaúde) que o tempero feito com ela também é um aliado na limpeza da casa. Isso porque ele tem ação antibacteriana e desinfetante. Confira as dicas da especialista.

Econômico e sustentável

Livre de substâncias tóxicas e barato, o vinagre de maçã pode se tornar um bom aliado nas tarefas domésticas. Aprenda a usá-lo como...

1. Amaciante de roupas
Misture 2 col. (sopa) de vinagre de maçã, 2 col. (sopa) de bicarbonato de sódio e 4 col. (sopa) de água. Se você lavar as roupas à mão, acrescente a mistura ao último enxágue. Na máquina de lavar roupa, despeje-a no reservatório de amaciante.
2. Desodorizador de ambiente
Encha metade de um borrifador com água e acrescente 1 col. (chá) de bicarbonato e 1 col. (sopa) de vinagre de maçã. Agite bem. Quando parar de fazer espuma, termine de enchê-lo com água e tampe. Use como purificador para eliminar cheiro de cigarro, comida e outros odores indesejados.
3. Limpa-piso
Acrescente 1 xíc. (chá) de vinagre a um balde com água e lave o piso normalmente.
4. Limpa-vidros
Faça uma mistura com três partes de água e uma de vinagre. Use-a em vidros de janelas ou espelhos. Seque com uma folha de jornal.
5. Lustra-móveis
Dê brilho à mobília de madeira com uma solução feita de vinagre e parafina em partes iguais.
6. Multiuso
Evite manchas no rejunte dos azulejos, borrifando-os duas vezes por semana com uma solução de água e 2 col. (sopa) de vinagre. Para retirar o bolor da cortina do banheiro, lave-a na máquina, adicionando 100 g de bicarbonato de sódio ao sabão em pó e 100 ml de vinagre ao amaciante.
O vinagre de maçã é barato e não contém substâncias tóxicas!

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário