google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sábado, 13 de julho de 2013

Como a negatividade afeta a saúde


Como a negatividade afeta a saúde

Como-a-negatividade-afeta-a-saude-1.jpgPIXLAND/THINKSTOCK
Não é de hoje que sabemos que uma forma positiva de encarar a vida e os problemas ajuda em várias áreas da vida, incluindo o combate as doenças. Acreditar na própria cura e no tratamento escolhido ajudam realmente a melhorar mais rápido. Vide o exemplo do chamado efeito placebo, que é quando as pessoas pensam que estão recebendo um medicamento mas na verdade estão recebendo algo inofensivo e mesmo assim melhoram a uma taxa que vai de 18% a incríveis 80%.
Este efeito da mente sobre o corpo tem, contudo, um lado B: o efeito contrário. De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, uma pesquisa norte-americana comprovou a relação entre a crença negativa e suas consequências. O estudo analisou americanos descendentes de chineses e comprovou que os que acreditavam que tinham má sorte de acordo com a astrologia chinesa viviam pelo menos 5 anos menos do que os que não acreditavam nisso.
Sabendo disso, hoje vamos entender como a negatividade afeta a saúde e o que podemos fazer para reverter este processo.

Autossugestão poderosa

O importante é entender que se você acredita que vai ficar doente tem boas chances de ficar mesmo. Sabe aquela pessoa ao ler, ver na TV ou ouvir alguém listar seus sintomas começa a sentir o mesmo algum tempo depois? Pois esta pessoa está praticando, sem saber, a autossugestão - mas de uma forma negativa. E isso afeta a saúde e a longevidade.
Claro que não estamos querendo dizer que basta ter pensamentos negativos para se adquirir doenças e problemas, mas acreditar em um resultado negativo com certeza ajuda bastante e atrasa a cura.
Acreditar e afirmar coisas como "eu sempre tive saúde fraca", "todos na minha família têm esta doença" ou "eu sempre pego .. (resfriado, gripe, conjuntivite, virose etc)" leva seu foco para a doença e para tudo de ruim que acompanha o quadro - e quando nos focamos em algo, a probabilidade do nosso objeto de foco se concretizar é bem maior. O resultado é um aumento na ansiedade, medo, crise de estresse que levam a uma queda na imunidade e aí vem a doença.
Como-a-negatividade-afeta-a-saude-2.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK

Mude seus pensamentos

A boa notícia é que nossa mente é poderosa o suficiente para reverter um quadro causado pela negatividade. Mesmo que pensamentos positivos não impeçam acidentes, fatores hereditários e problemas, eles com certeza relaxam o sistema nervoso e deixam o corpo mais forte e preparado para atacar qualquer intruso.
Portanto, o primeiro passo é parar de acreditar em afirmações negativas como "não vou viver muito", "não consigo melhorar" e similares. Cada vez que pensamos algo negativo, soltamos uma descarga de hormônios de stress que só nos envenenam.
Comece revertendo estes pensamentos para seu oposto positivo, como "estou melhorando e vou ficar boa/bom logo", "sou saudável" e "vou viver muito e com saúde!".
Como-a-negatividade-afeta-a-saude.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
Não escolhemos nossa genética nem os imprevistos que nos acontecem, mas nossos pensamentos podemos escolher sim! Assuma as rédeas dos seus e deixe sua vida mais saudável e positiva.


Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário