google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sábado, 18 de maio de 2013

Saúde da língua: como descobrir doenças através dela


Saúde da língua: como descobrir doenças através dela

saude-da-lingua.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
Há quanto tempo você não dá uma boa olhada na saúde da língua? Se a pergunta pareceu estranha, saiba que a língua é usada para diganosticar o estado de vida de pacientes tanto na medicina ayurvédica quanto na medicina chinesa.
Então, ao invés de só lembrar da língua quando falamos (demais), vamos prestar mais atenção a ela e aprender a interpretar um pouco o que ela nos diz todos os dias.

Mapa 3D: saúde através da língua

A medicina oriental já sabia que a língua é como um mapa tridimensional do nosso estado atual. Quer saber como está? Abra a boca, pois a saúde aparece na língua e costuma ser mais fácil de "ler" do que a análise de pulsos usada na medicina tradicional chinesa e indiana.
A leitura deste nosso "mapa" leva em conta uma série de aspectos: cor, textura, tamanho, formato e eventuais marcas. Além disso é uma forma simples de se observar diariamente e, com o tempo, aprender a detectar possíveis problemas antes que se transformem em doenças.
saude-da-lingua-1.jpgBANANASTOCK/THINKSTOCK
Veja agora alguns diagnósticos simples para fazer em casa:

Língua esbranquiçada

Se perceber como que uma cobertura esbranquiçada na língua (especialmente pela manhã), este é um sinal indicativo da presença de toxinas no estômago ou intestinos, produzidas pela má digestão ou digestão incompleta da comida.
Pode também ser um sinal de acúmulo de muco. Evite leite e laticínios e coma de forma mais leve, sem beliscar entre as refeições.

Língua amarelada

Pode ser sinal de excesso de bile na vesícula biliar ou que o fígado não está bem. Evite doces, bebidas alcóolicas e comidas industrializadas!

Língua pálida

Quando a cor parece descolorida e apagada, pode ser um sinal de anemia. Escolha alimentos nutritivos e ricos em ferro, magnésio, zinco e bem proteicos e aposte nos vegetais de cor verde escura.

Lìngua azulada

Pode ser um indicativo de problemas cardíacos e merce atenção. Se persistir, consulte um médico.

Limpar a língua é essencial

saude-da-lingua-2.jpgHEMERA/THINKSTOCK
Uma medida extremamente simples e eficaz para nos livrarmos das toxinas acumuladas no corpo - lembrando que o acúmulo de toxinas, com o tempo, se transforma em doenças - é um simples procedimento: escovar a língua. Para isso poainda de usar um limpador de língua de plástico ou metal, fácil de encontrar nas farmácias, ou usar uma colher de aço inox.
Basta escovar a língua gentilmente, do fundo para a frente, cerca de 7 a 10 vezes e depois escovar os dentes normalmente. Faça o procedimento sempre que escovar os dentes.
Além de eliminar os resíduos das toxinas, o procedimento ainda "acorda" as papilas gustativas e estimula a digestão, preparando tanto seu paladar quanto seu estômago para a próxima refeição.

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário