google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

domingo, 5 de maio de 2013

Beterraba para baixar a pressão arterial


Beterraba para baixar a pressão arterial

Beterraba-para-baixar-a-pressao-arterial-1.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
beterraba pode baixar a pressão arterial, diz um novo estudo publicado na revista especializada, American Heart Association. Pessoas que sofrem com a hipertensão conseguem melhorar seu estado de saúde ao consumir 1 copo diário de suco deste vegetal. Manter o organismo nutrido regularmente com os compostos da beterraba leva ao relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue.

Os detalhes da hipertensão

A pressão arterial pode ser reduzida em até 7%, dizem os especialistas. Isso ocorre graças ao alto teor de nitrato, presente na beterraba. A autora da pesquisa, médica PhD, Amrita Ahluwalia, relata que o organismo consegue a mesma resposta, caso aqueles que sofrem com a hipertensão mantenham uma dieta rica em vegetais que são fontes desta substância. Bons exemplos são o espinafre e a alface.
Durante o estudo, os investigadores constataram que em mais de 90% dos casos a origem da hipertensão é desconhecida. Por outro lado, foi detalhada a lista de causas prováveis.
Beterraba-para-baixar-a-pressao-arterial-2.jpgFUSE/THINKSTOCK
A idade surge com um dos fatores mais recorrentes. Conforme se avança na idade, a pressão do sangue nas artérias também cresce. Ter um histórico familiar é outro fator que tem grande impacto na probabilidade de desenvolver esta condição. O exagero no sal, a falta de movimentar-se através de exercícios físicos, o peso acima da média, o tabagismo, consumo frequente de bebidas alcoólicas, e estresse, formam o restante da lista. Estas são tidas como causas primárias.
Por outro lado, o estudo mostra que aproximadamente 10% dos casos de hipertensão arterial resultam de causa, ou doença subjacente. É a chamada pressão arterial elevada secundária. Nestas situações, é de extrema importância tratar primeiro a condição origem. As principais são: doença renal, diabetes, o estreitamento das artérias, e a Síndrome de Cushing (excesso de cortisol, o hormônio do estresse).
Beterraba-para-baixar-a-pressao-arterial-0.jpgComo causa secundária, também pode surgir pelo abuso de medicamentos, como os contraceptivos orais, ou analgésicos, como o ibuprofeno. Ou o uso recorrente de substâncias proibidas (cocaína, meta anfetamina, e as anfetaminas, num exemplo).
Primária, ou secundária, para tratá-la em casa seguindo o resultado desta pesquisa, o recomendado é bater 1 beterraba de tamanho médio, com casca, em 1 copo de água mineral, ou filtrada, e beber todos os dias.

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário