google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Vinagre e Seus Benefícios


Vinagre como remédio caseiro

Vinagre-como-remedio-caseiro-1.jpgISTOCKPHOTO/THINKSTOCK
A utilização do vinagre como remédio caseiro remonta a antiguidade. Desde então, é usado para auxiliar na cura de cólera, escorbuto, disenteria, infecções urinárias, rouquidão, amigdalite, contusões, inflamações externas, erupções cutâneas, obesidade, mau hálito, unhas quebradiças, azia e asma, somente para citar algumas. Apesar da ciência moderna não endossar todo o poder de cura atribuído pela "medicina caseira", é aparentemente interminável a lista de condições que o vinagre pode tratar.

Eficaz e versátil

Seja bebendo, aplicando ou inalando, há um grande número de receitas que podem ser feitas com vinagre. Se em algumas condições não promove a cura efetiva, é certo que pelo menos produz grande alívio. Um bom teste à sua eficácia pode ser feito quando se tenha uma dor de cabeça. Misture 2 colheres de sopa de vinagre com 10 gotas de óleo essencial de lavanda, coloque num lenço, e inale. Esse é conhecido como um socorro aromático. Veja abaixo outras receitas que poderá fazer em casa.

Bursite

Quem sofre com bursite, poder recorrer a esta receita: Leve para ferver 1 xícara de vinagre de maçã orgânico, e quando levantar fervura, acrescente 1 colher de chá de pimenta caiena em flocos. Espere esfriar, e faça uma compressa com esta mistura na área a ser tratada. Só não deixe que entre em contato com a pele para que a caiena não provoque irritação. Repita todos os dias até quando necessário.

Cãibras/entorses

Se estiver sofrendo cãibras em qualquer parte do corpo, embeba um pano com vinagre de qualquer tipo, e pressione sobre o local. Se o problema for um entorse, pegue 1 copo de farelo de milho, e umedeça com partes iguais de vinho branco e de vinagre. Faça 1 compressa diretamente sobre a pele. Ou embeba um pano com vinagre aquecido. Deixe por 20 minutos. Qualquer uma destas, vai ajudar a amenizar a dor e o inchaço.
Vinagre-como-remedio-caseiro-2.jpgZOONAR/THINKSTOCK

Tosse

Se está com tosse mescle 1 colher de chá de vinagre de maçã orgânico aquecido, misturado em 1 colher de sopa de água morna. Essa receita é eficaz, em especial, para a tosse noturna. Ou beba meia colher de sopa de mel misturada com meia colher sopa de vinagre de maçã orgânico, repetindo a cada 5 horas se a tosse é persistente.

Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário