google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

domingo, 24 de março de 2013

Palma e Seus Benefícios


Palma e Seus Benefícios



O Poder Da Palma






No chão seco da Paraíba, não nasce nem capim. Quem diria que ia brotar ali planta tão nutritiva?Resistente à pior 
das secas, a palma já é usada há anos para alimentar a bicharada. As cabras adoram.Malaquias Batista Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco e médico do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, descobriu que a salvação do rebanho, no auge da estiagem, pode salvar também vidas humanasem um lugar onde a comida é cara e escassa.
“Nosso grande problema nutricional na região é a deficiência em vitamina A, em segundo lugar, de ferro. A palma forrageira é rica em vitamina A, bem mais do que os alimentos convencionais com preço elevado, como o repolho, a couve, coentro, bertalha, com uma vantagem adicional: não tem agrotóxico”, revela.

Malaquias trocou o milho e o feijão pela lavoura de palma. A centenária fazenda da família, no interior da Paraíba, virou um grande experimento. Cacto que não tem espinhos, a palma é fácil de manipular e pode ser a grande saída para as deficiências nutricionais das crianças da região.

“Há dois problemas imediatos: a anemia e a deficiência de vitamina A. Estamos aproveitando a merenda para acrescentar vitamina A e ferro”, conta Malaquias. Cortada em fatias e picada, em São Sebastião do Umbuzeiro, a palma entrou para o cardápio da merenda escolar e deixou as crianças mais saudáveis e rechonchudas.


O professor Malaquias sabe que a falta de vitamina A pode afetar a visão. Mas não é só isso: ela mina a resistência do organismo das crianças, transformando doenças aparentemente inofensivas em um risco para a saúde delas.
Conhecimento científico guardado na universidade não vale nada. Sertanejo da gema, Malaquias quer agora vencer o preconceito e a resistência cultural de seu povo. Na região ainda se pensa que palma só serve para alimentar bicho. Convencer o pessoal de que é planta é comida de gente é a nova obsessão do professor.

E mesmo alimentando os bichos, a palma estará melhorando a alimentação humana. A cabra que come essa planta produz um leite bem mais nutritivo. Os benefícios da palma não se restringem à vitamina A. O professor descobriu propriedades que podem ajudar os diabéticos. “A palma tem valor um valor hipoglicemiante, pode ser um auxiliar no caso de diabetes”, anuncia.
Olhar para a terra seca de São Sebastião do Umbuzeiro e enxergar possibilidades infinitas de combinações culinárias. No cardápio de soluções nutritivas do professor, um produto importado: a avestruz. A ave tem metade do colesterol da carne da galinha, um quarto do colesterol da carne de boi, e é plenamente adaptada ao clima do semi-árido.
A avestruz africana pode substituir com vantagens as criações tradicionais do Nordeste. “Criando a avestruz, você utiliza o meio ambiente a seu favor, ao contrário do boi”, conta o professor.



Régis de Sá

Pedra na Vesícula Biliar


PEDRA NA VESÍCULA BILIAR


Pedra na Vesícula!


"Dizem" que tomar uma colher de sopa de vinagre de cidra, em meio copo de água, antes ou depois das refeições, faz desaparecer as queixas (as dores provocadas pela pedra na vesícula), em caso de crise, ou evita as crises, se o tratamento for feito no início dos sintomas.

Como "preventivo" basta fazer o tratamento: uma colher de sopa de vinagre em meio copo de água, em jejum, 2 ou 3 vezes por semana.



Um Tratamento Caseiro muito usado para ELIMINAR (expelir) as pedras da vesícula é:

(este tratamento chegou até aqui através dos comentários existentes no texto que esteve publicado anteriormente, com o mesmo título)



Tomar, em jejum, cerca de 150 ml de azeite puro (há quem designe "azeite de oliva" por "herança da terminologia espanhola). Deixar agir durante uma hora e depois tomar um purgante (que pode ser substituído pela colher de sopa de vinagre de cidra ou por um chá laxante). Nesse dia deve-se fazer dieta comendo refeições bem leves e SAUDÁVEIS. Diz quem já fez que se sente um pouco de fraqueza mas que se conseguem expelir todas as pedras da vesícula (que são bem verdinhas).

"AMIGAS MINHAS FICARAM MUITO GRATAS POR ESTE REMÉDIO.

EU NÃO TINHA NENHUM SINTOMA, MAS TOMEI ASSIM MESMO, PORQUE O AZEITE É BOM PARA DIMINUIR O COLESTEROL RUIM".



Há um tratamento semelhante que pode substituir este, para quem não consiga fazê-lo (eu não consigo engolir 15o ml de azeite):

Tomar uma colher de sopa de azeite, em jejum (eu só consigo tomar o azeite colocando-o na boca e mastigando um bocadinho de pão ou tosta). Espera-se 20 minutos e toma-se uma colher de sopa de vinagre de cidra com meio copo de água. Fazendo este tratamento durante vários dias também se conseguem eliminar as pedras da vesícula.



Quando as pedras são muito grandes deve-se começar por fazer um tratamento com chás.

Há várias plantas usadas em chás para os problemas de vesícula. Aqui ficam os nomes de algumas:

-- Folha de abacateiro (vesícula preguiçosa e pedra)
-- Boldo (ou Boldo do Chile) tratamento da vesícula em geral
-- Bardana (idem)
-- Chá de Lúcia Lima (ou Verbena), Lippia Citriodora, (idem)
-- Chá de agulhas de pinheiro (desfaz os cálculos biliares - pedra da vesícula)



Nota:

Quem tem problemas de vesícula deve evitar:

- o café;
- os frutos secos;
- as frutas com caroço, tais como pêssegos, mangas, etc.
- os fritos
- as gorduras- em geral todo o tipo de refeições consideradas "pesadas".



Nota: Há estudos que dizem que o cafe (a cafeína) não faz mal, muito pelo contrário: ajuda a tratar. Porém, o problema do café não é a cafeína mas a enorme quantidade de toxinas (mais de 3 mil) que contém e passa para o organismo. A cafeína pode ajudar a tratar, mas as toxinas prejudicam muito mais.

O papel das toxinas é fundamental como "catalisador" neste e noutros problemas.



Uma receita vinda através de comentário:



Estive lendo alguns comentários e me chamou a atenção um caso em que a pedra desceu da vesicula para o pâncreas.

PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA DEVE-SE TOMAR CAMOMILA EM INFUSÃO.

A CAMOMILA FUNCIONA COMO UM QUEBRA PEDRAS PARA A VESÍCULA.
EXPERIMENTEM.

Um ótimo remédio caseiro para eliminar as pedras na vesícula é o tratamento com óleo de rícino e água mineral sem gás.
Durante um dia inteiro tome apenas água mineral sem gás , 100 ml a cada hora. Isso vai permitir que
a vesícula relaxe reduzindo assim a inflamação e a sensação dolorosa. À noite tome 25 ml de óleo de ríccino, que facilmente se encontra em lojas que comercializam produtos naturais.
Antes de deitar-se, tome uma xícara de chá de folhas de alface.
No dia seguinte inicie a alimentação normal porém sem a presença e alimentos gordurosos, como queijos, leites, ovos, etc, Aguarde a reação do organisnismo em repouso sempre que for possível.
Adotar uma alimentação  natural composta de saladas cruas e frurtas frescas é sempre uma excelente atitude para prevenir futuras crises.
Os cálculos biliares podem provocar infecção no fígado  e icterícia.


Régis de Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário