google-site-verification: googled7257398dba650b7.html

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

¨JEITOS DIFERENTES DE USAR O LEITE...

Quando você pensa no leite, logo vem à mente uma gostosa xícara quentinha com café, uma vitamina de frutas, um nutritivo mingau... não é mesmo? Mas já passou pela sua cabeça utilizá-lo para limpar talheres de prata ou tirar manchas? Sim, dá para fazer tudo isso e muito mais, graças ao ácido láctico do líquido. Aprenda diferentes usos inusitados desse velho conhecido


Jarra de leite

1. Roupa sem mancha de vinho
Você derramou a bebida na sua peça predileta. A saída é imergir imediatamente a mancha em um pouco de leite para ela sumir de vez. Faça assim: mergulhe a parte suja em leite integral por alguns minutos, esprema o excesso e lave com detergente (se o modelo exigir lavagem a seco, mande-o para uma lavanderia). As proteínas presentes no leite reagem ao vinho porque ambos têm carga elétrica semelhante - isso ajuda o sinal a se desfazer.
2. Marca de caneta nunca mais
Manchar a roupa com tinta esferográfica é muito comum. Quando o acidente acontecer com você, deixe a parte afetada da peça imersa em leite integral por 30 minutos e depois lave-a com detergente. Ao entrarem em contato com a mancha, as proteínas do leite expulsam rapidamente a tinta do tecido.
3. Rachaduras na porcelana, não!
Com o passar do tempo, as peças de porcelana começam a apresentar pequenas ranhuras. Você pode resolver o problema fervendo todas elas cuidadosamente no leite integral. O líquido reage com o caulim ou a argila da porcelana e fecha as rachadurazinhas.
4. Banheira 100% limpinha
Se você desiste de colocaróleos essenciais no banho de imersão ao lembrar do enorme trabalho que dá limpar a banheira (a tarefa sempre sobra para você, não é?), anote um truque fantástico: depois de enchê-la com água morninha e antes de colocar os produtos, despeje um litro de leite integral. O alimento forma um filme que atrai o óleo, impedindo que ele grude nas paredes da peça.
5. Plantinha livre de fungos
Num borrifador, misture uma parte de leite integral com nove de água e pulverize em cima das plantas que apresentam fungos. Por que funciona? A explicação é simples: a gordura presente na bebida forma uma camada protetora nas folhas e o seu pH (teor de acidez) cria um ambiente impróprio para que esses bichinhos irritantes continuem se multiplicando e causando estragos. O ideal é repetir a "operação resgate" semanalmente, por um mês.
6. Prata como nova, hoje e sempre
Mergulhe por alguns minutos os talheres de prata escurecidos em leite azedo e depois enxágue um a um com água morna. Quando azeda, o líquido reage quimicamente sobre a oxidação da prata (que escurece o metal), dissolvendo-a por completo. Viu só que solução bacana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário